4 benefícios de um bom sistema de gestão para distribuidoras e atacadistas

4 benefícios de um bom sistema de gestão para distribuidoras e atacadistas

A tecnologia e o gerenciamento de qualquer negócio hoje estão amplamente ligados, e o segmento de distribuidores e atacadistas alimentícios não é uma exceção. É por isso que um sistema de gestão para esses segmentos é fundamental para a promoção de melhorias na empresa, pois saber usar esse tipo de recurso tecnológico da melhor maneira possível é a solução para aumentar a produtividade e a lucratividade dos negócios.

Confira, então, 4 benefícios que um bom sistema de gestão para distribuidoras pode promover à sua empresa:

1. Agilidade nas informações
O tempo é recurso escasso. Por isso, algo essencial nos dias de hoje é ter agilidade em qualquer atividade que desenvolvemos. Um bom sistema de gestão proporciona isso, conseguindo levar aos gestores informações relevantes do negócio em poucos cliques. Com isso, a produtividade das tarefas aumenta, permitindo que se utilize um tempo precioso pensando estrategicamente no negócio.

2. Facilidade para enxergar informações
É possível armazenar informações de diferentes maneiras: em um caderno, em uma planilha do Excel, em um banco de dados de um sistema etc. O que vai diferenciar um bom sistema de gestão para distribuidoras de outros é a forma como esses dados são exibidos quando se precisa deles.
Quanto mais visual, melhor será a capacidade que o gestor terá de enxergar essas informações rapidamente. Por isso, bons sistemas, como o da Mercatus, oferecem dashboards com as principais áreas da empresa, repleto de gráficos e radares que mostram em tempo real o andamento do negócio.

3. Segurança nos dados
Conforme o negócio cresce, algumas práticas deixam de ser viáveis. Anotar em um caderninho as vendas fiadas ou os dados dos clientes não é possível em negócios que passam a ter centenas de transações todos os dias. Por isso, é importante garantir a segurança dos dados tanto para que estejam disponíveis quando necessário, quanto para proteger as informações dos clientes. Em um bom sistema de gestão isso se dá pela redundância das informações, que salvam os dados em servidores ou na nuvem para garantir o backup quando necessário, e pela parametrização de usuários, permitindo acessos apenas a certas telas do sistema, de acordo com quem está utilizando (as pessoas só conseguem ver aquilo que é pertinente que elas vejam).

4. Especialização no segmento
Ter um sistema de gestão (ERP) que atende loja de parafuso, indústria, loja de sapatos, frigorífico, etc.  É diferente de ter um sistema de gestão exclusivo para distribuidoras e atacadistas de alimentos. O primeiro é generalista e, embora auxilie nas tarefas, fatalmente deixará lacunas na gestão ou necessitará de “adaptações” durante o uso para encaixar determinadas atividades.
Já o segundo caso trata-se de uma especialização, ou seja, um sistema que conhece as particularidades do segmento e consegue abranger todas as suas necessidades, tornando a gestão completa e integrada.

Agora que você conhece alguns dos benefícios de um bom sistema de gestão para distribuidoras, que tal ter mais informações sobre um que entrega todos esses benefícios (e muitos outros!) para a sua distribuidora alimentícia? Clique neste link e conheça a solução da Mercatus para a sua empresa!

Pronto para aumentar seu lucro?

Mercatus Tecnologia

Rua Joaquim Rodrigues, 1085, Salas 5 e 6, Pq Tecnologico Vanda Karina Simei Bolçone, CEP: 15092-676, São José do Rio Preto, SP

17 3364.6090 Horário de atendimento:
(WhatsApp disponível no número fixo) Segunda a Sexta - 3h às 18h
Plantão (WhatsApp disponível no celular):
Seg a Sex - 18h as 22h, Sábados - 06h às 16h
Domingos - 12h às 20h, Feriados - 0h às 18h

17 99608-6106
*Celular disponível somente nos horários de plantão
Quero receber conteúdo com novidades em tecnologia e processos para atingir a excelência operacional.