Hortifrútis se adaptam às novas tendências de consumo no país

Hortifrútis se adaptam às novas tendências de consumo no país

Transformação é sinônimo de se reinventar e abrir espaço para novos hábitos e mudanças. A quarentena imposta pela pandemia da Covid-19 trouxe essas transformações para diversos setores da economia. Na área de hortifrútis brasileiros, a realidade não é diferente. Pequenos e grandes produtores se viram diante da dificuldade do escoamento de frutas e hortaliças. Com isso, esses empresários tiveram que se adaptar a novos canais de distribuição e comercialização dos seus produtos.

Por outro lado, os hábitos dos consumidores também mudaram em meio à pandemia. O consumidor brasileiro está mais preocupado com a saúde, a segurança e as suas finanças. E a principal mudança relacionada à rotina das pessoas é o aumento do consumo de refeições em casa. No caso do setor de hortifrútis, houve uma procura maior por produtos e alimentos no varejo.

De acordo com pesquisa divulgada pela revista Hortifrúti Brasil, com o aumento das refeições preparadas em casa, os supermercados/hipermercados ganharam mais espaço como canais de compras de alimentos frescos. E outro dado importante da companhia Nielsen revela que os vegetais e frutas foram os mais procurados na quarentena, provocando o aumento nas vendas desses tipos de alimentos.

Transformação digital apoia gestão dos hortifrútis

Para atender essas novas tendências de consumo, os hortifrútis já colocaram em prática alternativas que contribuem para manter as vendas e reduzir os impactos na rentabilidade. Nessa questão, a tecnologia tem sido uma grande aliada e produtores têm usado aplicativos, redes sociais, serviços de entrega e drive-thru para se manterem conectados com compradores e consumidor final.

E com todas essas mudanças, o que falam os especialistas sobre o futuro da área de hortifrútis? A aceleração digital vai ser um dos principais pilares para que esse setor de alimentos se ajuste ao novo mercado. E os especialistas orientam para que, tanto os pequenos quanto os grandes produtores, fiquem atentos à variedade e disponibilidade de produtos, investimento em logística e boa infraestrutura.

Em relação às tendências de consumo no pós-pandemia, os brasileiros vão comprar com mais cautela e seletividade. Além disso, as compras no comércio online devem permanecer, tanto de comidas prontas quanto no varejo. E a busca por uma alimentação mais saudável e consciente tende a ganhar mais espaço entre as pessoas.

Gestão facilitada com a tecnologia

Para facilitar a gestão do negócio, é preciso enxergar a tecnologia como sua aliada e contar com software especializado para atacadistas de alimentos.

Sistemas de gestão para atacadistas de alimentos fornecem mais do que tecnologia: ajuda negócios a implantarem processos que vão ao encontro das melhores práticas do segmento. Não importa se você está procurando um sistema de gestão para hortifrúti ou um software para uma grande distribuidora, a tecnologia irá facilitar o gerenciamento da sua empresa, apresentando dados que irão te ajudar na tomada de decisões estratégica, isso resulta em redução de custos e aumento das vendas por meio da gestão estratégica do negócio.

Para te ajudar na gestão da sua empresa (controle de estoque, rastreabilidade de alimentos, administração contábil), você pode contar com o sistema completo da Mercatus Tecnologia.

Ligue para gente e saiba como podemos te ajudar: (17) 3364-6090 ou (11) 4118-4364.

Pronto para aumentar seu lucro?

Mercatus Tecnologia

Rua Joaquim Rodrigues, 1085, Salas 5 e 6, Pq Tecnológico Vanda Karina Simei Bolçone, CEP: 15092-676, São José do Rio Preto, SP

17 3364.6090 ou 11 4118.4364 Horário de atendimento:
(WhatsApp disponível no 17 3364-6090) Segunda a Sexta - 03h às 18h Plantão (exclusivamente por telefone): Segunda a Sexta - 18h as 22h
Sábados - 03h às 16h
Domingos - 12h às 20h
Feriados - 03h às 18h

17 3364.6090 ou 11 4118.4364
*Celular disponível somente nos horários de plantão
Quero receber conteúdo com novidades em tecnologia e processos para atingir a excelência operacional.