Rastreabilidade de alimentos. Como atender a INC 02 2018

Rastreabilidade de alimentos. Como atender a INC 02 2018

O termo Rastreabilidade surgiu do verbo rastrear, que significa seguir o rastro ou pista de algo. No segmento alimentício, significa acompanhar toda a cadeia logística do alimento, desde as etapas de produção, distribuição, até chegar a mesa do consumidor final, garantindo, assim, o controle de qualidade do produto em questão.


Em fevereiro de 2018 foi aprovada a Instrução Normativa Conjunta 02/2018 para o segmento de Frutas, Legumes e Verduras (FLV), que dispõe sobre a obrigatoriedade da adoção de um sistema de rastreabilidade para produtos vegetais frescos in natura, a ser assegurada por todos nos elos da cadeia produtiva, ou seja, produtores, distribuidores e também os supermercados.


- Produtor: Registrar atividades como plantio, manejo, colheita, receituário agrônomo.

- Distribuidor: Registrar dados de origem, identificação física da origem que compõem Lote consolidado e NF.

- Ponto de venda: Garantir identificação do granel no estoque.


Todo esse processo de rastreabilidade deve ficar registrado na etiqueta do produto e estar documentado e disponível, físico e virtualmente, em qualquer momento que forem solicitadas.


A lei prevê também fiscalização em todas as etapas do processo, sendo responsáveis por ela os Serviços de Vigilância Sanitária e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Fique atento aos prazos para implementação das normas de acordo com cada cadeia produtiva.



Para saber mais sobre a INC 02/2018, clique aqui!



Tecnologia facilita a rastreabilidade de alimentos


Se você produz, distribui ou é supermercadista, deve estar atento aos requisitos para o cumprimento da INC 02/2018 e definir ações para prevenção de multas e aplicações legais para garantir a segurança em todos os alimentos fornecidos.


Para isso, existem soluções em tecnologia que apoiam o acesso rápido a informações dos produtos, compartilhadas com todos os responsáveis pelo produto final dentro da cadeia.


Pensando em atender essa necessidade do segmento atacadista e distribuidor de alimentos, a Mercatus Tecnologia firmou parceria com a Paripassu. Agora, clientes Mercatus podem contar com o sistema de rastreabilidade da Paripassu integrado ao sistema da Mercatus e ter:


- Informações sobre o produto;

- Identificação do lote;

- Quantidade do produto;

- Data de recebimento do produto;

- Informações do fornecedor.


Para ter mais informações, entre em contato com a Mercatus Tecnologia no telefone (17) 3364.6090 ou clique aqui e deixei seus contatos que nossa equipe comercial entrará em contato com você.

Pronto para aumentar seu lucro?

Mercatus Tecnologia

Av. Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 5000, São José do Rio Preto/SP

17 3364.6090 Horário de atendimento:
Segunda a Sexta - 3h às 18h
Plantão (exclusivamente por telefone):
Seg a Sex - 18h as 22h, Sábados - 06h às 12h
Domingos - 12h às 20h, Feriados - 0h às 18h

17 99608-6106
*Celular disponível somente nos horários de plantão
Quero receber conteúdo com novidades em tecnologia e processos para atingir a excelência operacional.