Você já parou para pensar nas tendências que podem se consolidar nas próximas décadas, no que diz respeito à alimentação?
A seguir, você poderá ver o que apontam importantes empresas globais de consultorias para os próximos 20 anos!
- Sustentabilidade Coletiva
As preocupações ambientais são vistas como a principal tendência para as próximas décadas, com o relatório da Mintel de 2024 destacando a insuficiência de ações sustentáveis individuais para combater o dilema climático. Isso tem levado os consumidores a cobrar mais responsabilidade das grandes empresas.
Muitas indústrias agora incorporam políticas de responsabilidade social focadas em objetivos econômicos, sociais e ambientais. Paralelamente, aumentam as ações individuais que se tornam coletivas, como a adoção de dietas baseadas em plantas, refletindo não só uma preferência alimentar, mas um estilo de vida.
Pesquisas da Universidade de Oxford mostram que a dieta vegana pode reduzir em 75% as emissões de gases de efeito estufa, poupar 54% dos recursos hídricos e diminuir a perda de biodiversidade em 66%. O mercado vegano, que continua crescendo, foi avaliado em US$ 19,7 bilhões em 2020, com expectativa de atingir US$ 36,3 bilhões até 2030, indicando uma forte relação entre o setor alimentício e a sustentabilidade.
- Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) está transformando as expectativas e o dia a dia dos consumidores, promovendo interações personalizadas, respostas rápidas e produtos adaptados a preferências individuais.
Essa tecnologia, capaz de simular o raciocínio e ações humanas, tem sido aplicada para aprimorar desde o atendimento ao cliente até a inovação de produtos. No setor de alimentos e bebidas, a IA abre novas oportunidades, como destacado pelo Sebrae.
Exemplos incluem o uso de algoritmos pela Gastrograph AI para criar sabores personalizados baseando-se em dados demográficos dos consumidores e a NotCo do Chile, que usa IA para desenvolver alimentos de origem vegetal que imitam sabores e texturas de produtos animais.
Empresas que integram a IA em suas operações não só aumentam sua eficiência mas também fortalecem relações com seus consumidores, conforme indica o relatório Consumer Trends 2024.
- Saúde Mental
Saúde e bem-estar são tendências crescentes, como destaca o relatório da Euromonitor “Principais Tendências de Consumo Global 2024”.
Após a pandemia, a preocupação com uma alimentação nutritiva segue acontecendo. O isolamento impulsionou o uso de comunicações digitais, mas também resultou em estresse e esgotamento devido ao excesso de mídias sociais e videochamadas.
Reconhecendo que a saúde vai além da dieta e exercícios, a importância da conexão social para o bem-estar é enfatizada. No Brasil, 66% dos consumidores buscam companhia para aliviar o estresse, enquanto nos EUA, uma parcela igual valoriza passar tempo livre com amigos e família, preferindo a companhia ao isolamento.
- Procedência do Alimento
O relatório “Alimentos Industrializados 2030”, do Ital/Abia, destaca a importância da inovação tecnológica no enriquecimento nutricional dos alimentos processados, alinhando-se às tendências de consumo atuais.
Muitos dos compostos que promovem essas ações se encontram nas frutas e hortaliças em sua forma natural, como os licopenos no tomate e na melancia, luteína nas folhas verdes, taninos nas maçãs, e diversos outros.
Dessa forma, uma opção para os agentes do setor é divulgar informações sobre estes produtos e os benefícios que cada um dos compostos trazem ao organismo humano, visando atender a metas de redução de açúcar, sódio e gorduras, em conformidade com novas regulamentações de rotulagem no Brasil.
- Use as tendências como oportunidade!
Estar em dia com as tendências é fundamental para empresas que trabalham no setor alimentício, especialmente o hortifruti, que terá sua procura aumentada devido às novas e futuras mudanças no consumo e dietas alimentares!
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